Baixe gratuitamente o Ebook Terapêutica Caracterial: Observações sobre a técnica da Análise do Caráter na clínica reichiana


A formulação da Técnica da Análise do Caráter parte das observações da práxis clínica, tanto do próprio Reich como de seus colegas psicanalistas da época, compartilhada nos Seminários sobre a Técnica Psicanalítica em Viena. Sem a imposição de cartilhas dogmáticas ou diretrizes imutáveis, Reich propôs que a técnica fosse extraída de cada caso, considerando a remissão ou não de sintomas, sem medo de tocar em pontos sensíveis na época, como a satisfação sexual.


Esperamos que, ao longo dos breves artigos produzidos por alunos da EFEN, você possa entender um pouco mais, com boa profundidade, alguns aspectos da terapêutica com a técnica de análise do caráter. Nossos alunos são constantemente convidados a participarem da produção dos e-books, através dos quais divulgamos os pensamentos que prezamos na Escola, e os orientamos conjuntamente na escrita. O propósito desses e-books consiste em buscar trazer os insights dos alunos à luz do que absorveram como aprendizado e agregar, junto com eles, considerações que julgamos necessárias.

Tenha uma ótima leitura!