E-BOOK GRATUITO

CLÍNICA E SEXUALIDADE

Uma compreensão energética do processo terapêutico

EU QUERO

Ideias psíquicas podem ser remontadas a processos energéticos

O pensamento de Reich nos permite analisar a especificidade da potência. É como quando alguns filósofos dizem que a “potência de pensar está ligada à potência do corpo”. Isso está correto, mas Reich é um autor que nos permite entender como isso é específico no corpo. É por isso que ele vai defender o Freud da 1ª tópica, o Freud antes da Pulsão de Morte, e vai dizer que “ideias psíquicas podem ser remontadas a processos energéticos”. Uma ideia só existe como expressão de um processo energético da unidade funcional.


É por essa razão que o tema da sexualidade em Reich é fundamental, pois se o que há de potente na vida é o intensivo, como dizem os filósofos como Deleuze e Nietszche, o intensivo para Reich se expressa na sexualidade e na potencia orgástica. Não é uma investigação nem tão somente clínica, nem tão somente fisiológica, nem política, nem somente afetiva. O tema da sexualidade é melhor descrito nas palavras do próprio autor. Como disse Reich:


"O tema "sexualidade” atravessa realmente todos os campos científicos de pesquisa. No fenômeno central, o orgasmo sexual, deparamos com questões derivadas do campo da psicologia tanto quanto do campo da fisiologia, do campo da biologia não menos que do da sociologia. A ciência natural oferece apenas outro campo de pesquisa igualmente bem aparelhado para mostrar a unidade fundamental de tudo quanto vive, e para proteger contra a limitação e a especialização fragmentadora" (A Função do Orgasmo, p. 13)


O e-book Clínica e Sexualidade foi realizado a partir de textos produzidos por alunos da EFEN.


Esperamos que você tenha um aprendizado satisfatório!

Preencha e receba seu e-book por e-mail

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.