CURSO ONLINE

Introdução à Psicologia Política de Wilhelm Reich

Poucos conhecem como Reich utiliza parâmetros clínicos para pensar a política e como ele utiliza parâmetros políticos para pensar a clínica. Essa é uma preocupação que normalmente não faz parte do escopo dos terapeutas que usam Reich para pensar o "corpo" ou uma "psicoterapia corporal". Contudo, saber colocar sexualidade, energia, caráter e política em um mesmo plano de produção e de intervenção clínica, é fundamental se quisermos assumir a tarefa de aprender a raciocinar em Reich.


Durante o curso apresentamos discussões clínico-políticas que tecemos a partir de suas obras e esperamos que possam auxiliá-lo a pensar esses dois campos em conjunto.

Esperamos que você tenha um aprendizado satisfatório!




Preencha o formulário

E garanta a sua pré-inscrição!

Você receberá informações por e-mail

O QUE VOU APRENDER?

Como pensar a indissociabilidade entre política e sexualidade, utilizando o parâmetro clinico "a felicidade como parâmetro político" e investigar o papel das micro ditaduras cotidianas.

Compreender a continuidade entre a Análise do Caráter (técnica clínica) e a Psicologia Política e entender a entrada de Reich nos movimentos políticos e sua crítica aos partidarismos.

O funcionamento da repressão sexual na contemporaneidade e como se deu o “erro de cálculo” estabelecido historicamente nas lutas pela liberdade.

Sobre a Democracia Natural do Trabalho e a Função Biológica do Trabalho.

Explicar o papel dos medos, mitos e castigos na aceitação da Ordem Social e elucidar o fenômeno da “peste emocional”, sua relação com os traços caracteriais e como manejá-la terapeuticamente.

Compreender como são produzidos os afetos reativos nas massas e como operam os fascismos, fanatismos e buscas reacionárias pela “liberdade” e qual é função social da repressão sexual e o papel da autoridade compulsiva e o medo à responsabilidade


QUERO PARTICIPAR DO CURSO!


VEJA OS DEPOIMENTOS DOS NOSSOS ALUNOS

Daniel Medina - Psicólogo

"O curso "Introdução a psicologia política de W. Reich" me serviu pra entender como as relações sociais interferem na vida cotidiana das pessoas e como isso constitui sua vida psíquica. Foi bom quebrar o mito da individualidade e o mito de que a vida subjetiva das pessoas depende apenas delas mesmas! Recomendo à todos que buscam entender a dinâmica das relações humanas e como elas atravessam o psiquismo humano."

Edney Sanchez - Historiador

"Pessoalmente gostei muito de ter realizado este curso porque fui apresentado a um novo olhar sobre a política que deixa de lado os discursos ideológicos e olha para a prática cotidiana da política, a partir da psicologia. Em tempos sombrios como estes que estamos vivendo, é fundamental uma compreensão mais profunda dos fenômenos à nossa volta e dos mecanismos pelos quais o fascismo opera e se perpetua."


Michelle Lage de Oliveira - Psicóloga

"Minha experiência no curso livre de Psicologia Política da EFEN foi mais enriquecedora do que eu esperava, isso porque eu esperava aprender sobre psicologia política como algo à parte, teórico e pouco conectado com as outras questões estudadas por Reich. Como psicóloga me surpreendeu o quanto enriqueceu a minha prática quase que instantaneamente, pois o diálogo entre a política, a clínica e o corpo era evidenciado o tempo todo ao longo do curso. Adorei, voltarei para outros cursos!"




QUERO SABER MAIS SOBRE O CURSO

Data de início: 26 de outubro.

Horário: das 19h às 22h.

Encontros às terças-feiras, de 26 de Outubro a 21 de Dezembro de 2021 | 8 encontros.

Carga horária: 24 horas.

​Investimento: R$960,00 (transferência ou depósito à vista) ou R$1.070,00 no cartão, pelo Sympla (link abaixo). (OBS: Parcelamento de 2x a 12x no cartão, o Sympla cobrará juros).

O curso 100% online e ao vivo será ministrado na plataforma de videconferência, Zoom.

Precisa de ajuda? Para obter informações sobre as inscrições, ligue para: tel. 21 2558.3509 ou envie um e-mail para orgonomia.efen@gmail.com


O QUE EU GANHO?

Ampliação de diagnóstico

Ninguém fica doente ou saudável sozinho. O parâmetro político te ajuda a modificar adequadamente o ambiente, auxiliando os fins terapêuticos.

Se o problema trazido à clínica não é individual, você pode entender as condições de campo que fomentam o padecimento fisiológico, mental e saber como intervir.


Maior engajamento afetivo

O traço de caráter é sempre social, nunca afeta só a pessoa. Saber como intervir no plano individual, gera ressonâncias políticas ao redor.


Curso livre ou Preparatório

O programa funciona como um Curso Livre (para quem quiser apenas conhecer a teoria reichiana) e, ao mesmo tempo, como Curso Preparatório (é um dos módulos básicos obrigatórios para quem deseja fazer a Formação em Vegetoterapia Carátero-Analítica).


PROFESSORES

Alice Souto

Psicóloga, Terapeuta Reichiana, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica. Enquanto tese acadêmica, buscou relacionar as ideias de Lev Vigotsky com o pensamento de Wilhelm Reich.


José Vicente Carnero

​Psicólogo, Terapeuta Reichiano e Mestre em Psicologia Clínica. Estuda o processo de conhecimento a partir do corpo e a teoria de Reich, em diálogo com Spinoza e autores da cognição.


Mirella Rocha

Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ). Doutora pela ESS/UFRJ, mestre e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


QUERO GARANTIR MINHA VAGA!




® Todos os direitos reservados.